segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hora do Conto

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, todas as turmas de 5º ano vieram à biblioteca para assistir à Hora do Conto. As professoras Cândida Lameiras, Lurdes Marques, Ivone Paz e Engrácia Gama, recentemente aposentadas,num ambiente de magia, proporcionaram aos nossos alunos uma viagem nesse tapete mágico até aos confins da imaginação. O grupo de teatro da escola também se associou, fazendo a leitura dramatizada de duas histórias. Foram lançados alguns desafios de leitura e de escrita criativa, que os nossos alunos agarraram com entusiasmo. Estiveram, ainda, presentes os meninos do pré-escolar do Centro Escolar do Vale de Lamaçães que, além de interagirem e ouvirem atentamente as histórias, nos contaram uma história criada por eles , baseada nos conhecimentos adquiridos sobre a biografia de D. Afonso Henriques. Foi uma verdadeira maratona de leitura, mas uma iniciativa muito enriquecedora para os nossos alunos que, no final, quiseram requisitar os livros apresentados!

Dia Mundial da Alimentação

Ao longo da semana, todas as turmas de 9ºano passaram pela biblioteca para participarem na atividade "Quem quer ser vencedor?" Esta iniciativa, levada a cabo pela BE, PES e Subdepartamento de Ciências Naturais visou consolidar e/ou desenvolver os conhecimentos ministrados nesta disciplina sobre Alimentação. De uma forma lúdica e entusiástica, os alunos foram mostrando os seus conhecimentos, vencendo as barreiras até atingirem o milhão de pontos!

Dia Mundial da Alimentação

Numa atividade de parceria entre a BE, o PES e o Subdepartamento de Ciências Naturais, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Centro Escolar do Vale de Lamaçães vieram à nossa escola. No átrio, foram recebidos pelos alunos do 9º ano que lhes apresentaram a alimentação correta de uma criança, ao longo do dia. Na biblioteca,ouviram uma história contada pela professora bibliotecária e encontraram-se com o enfermeiro Lionel Lusquinhos que, mais uma vez, os alertou para os benefícios de uma alimentação saudável. Ao longo da semana, será a vez de os alunos de 6º ano participarem na atividade "À conversa com...enfermeiro Lionel Lusquinhos".

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pré-escolar do Centro Escolar de Lamaçães

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Hora do Conto

Os meninos da sala 1 (5 anos) enviaram-nos o relato da atividade desenvolvida na biblioteca:
Na 4ª feira, dia 12, fomos à Biblioteca de Lamaçães ouvir a história “O pato que não comia legumes”.
O pato dava sempre uma desculpa para não comer legumes; fingia que tinha testes e que estava doente.
Junto à sua casa, tinha uma horta e árvores de fruta. Quem regava a horta era o pai e, um dia, ficou doente e não pode regar a horta. Os legumes começaram a ficar com sede porque estava com muito calor.
O pato, que se chamava Artur, teve que ir regar a horta. Ao mesmo tempo que regava dava pontapés nos legumes e começou a ouvir uns gemidos; pôs-se à escuta e viu que eram os duendes dos legumes, que são as vitaminas. Então, o pato e os duendes tiveram uma conversa. Os duendes explicaram-lhe que, se ele não comesse legumes e frutas, quando viesse o Inverno caíam-lhe as penas, ficava com gripe e constipado.
O pato Artur foi então pedir à mãe para fazer uma sopa de legumes e um bolo de cenoura. Afinal gostou dos legumes. Quando chegou o Inverno, não lhe caíram as penas nem ficou doente.
No final da história, fomos para a sala dos computadores pintar legumes e frutos. Gostámos muito porque tinha um computador para cada menino e tinha também meninos crescidos, que nos ajudavam.

Sala 1 (5 Anos)

Hora do Conto

Aqui fica o registo da atividade, feito pelos meninos da sala 2 (3, 4 e 5 anos)
Ontem fomos à biblioteca de Lamaçães. Ouvimos a história “O pato que não comia legumes”.
O pai pato tinha uma horta e a mãe cozinhava legumes. O filho não gostava de legumes. O pai ficou doente e foi para a cama. O filho regou os legumes e deu pontapés aos legumes. Ouviu um som. Eram os duendes dos legumes: um que trata dos olhos, um que faz os meninos ficarem com energia, um que ajuda a ter os dentes bons e um que faz com que os meninos não fiquem doentes.
O patinho começou a comer legumes. Quando chegou o Inverno não ficou doente.
Ouvimos músicas dos legumes e pintámos legumes no computador.
Na nossa escola vamos trazer legumes para fazermos uma sopa.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hora do Conto

Os alunos do pré-escolar do Centro Escolar do Vale de Lamaçães vieram à nossa biblioteca participar na Hora do Conto. A professora bibliotecária leu-lhes a história "O pato que não comia legumes". Em seguida, ouviram algumas músicas que os alertavam para a importância de comerem sopa e para os problemas que alguns alimentos acarretam para a saúde das crianças. Após alguns momentos de diálogo, os meninos pintaram, nos computadores,frutos e legumes.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Sentir a música"

Numa atividade de parceria entre a biblioteca escolar e os subdepartamentos de Educação Musical e Língua Portuguesa, os alunos participaram no concurso de escrita criativa "Sentir a música". Ao longo da semana, inspirados por uma melodia gravada no computador, os alunos "sentiram" a música, deram largas à imaginação e criaram belas histórias.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia Mundial da Música

No dia 3 de outubro, num trabalho de parceria entre os grupos disciplinares de Língua Portuguesa, Educação Musical e a equipa da biblioteca assinalou-se o Dia Mundial da Música. Um grupo de alunos proporcionou aos presentes um momento musical e uma explicação sobre os instrumentos musicais utilizados.

domingo, 9 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares














Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Sabendo que a articulação da biblioteca escolar (BE) com os currículos representa um importante papel no complemento das aprendizagens, vamos, à semelhança dos anos anteriores, realizar, em parceria com vários departamentos e/ou grupos disciplinares, atividades diversificadas. O objetivo é a valorização do papel das bibliotecas escolares na educação das crianças e dos jovens, consciencializando-os de que os estudantes que mais leem desenvolvem melhor a literacia e obtêm melhores resultados escolares.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Formação de utilizadores

Ao longo do mês de setembro, todos os alunos de 5ºano, numa aula de Estudo Acompanhado, participaram numa atividade de Formação de utilizadores. A professora bibliotecária, através de uma apresentação em power point, começou por explicar a organização da biblioteca escolar. Para além de lhes dar a conhecer os diferentes espaços e as normas de funcionamento da biblioteca, transmitiu-lhes algumas noções básicas de Biblioteconomia, de forma a propiciar uma utilização progressivamente autónoma deste espaço. No final, os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos, pesquisando na biblioteca e/ou no catálago.