terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Escola Básica de Lamaçães recorda vítimas do Holocausto nazi


Sendo 2015 o ano em que se assinalam os 70 anos da libertação dos prisioneiros do campo de Auschwitz, a Escola Básica de Lamaçães, sob iniciativa da biblioteca escolar, associou-se a estas comemorações com várias atividades: leitura de obras alusivas à temática; visualização de filmes; pequena homenagem, prestada junto a um mural colocado na entrada da escola onde, durante todo o dia, alunos, pais, professores e funcionários foram convidados a depositar frases/pensamentos ou algum objeto simbólico alusivo a este acontecimento e leituras encenadas: “Um testemunho bate à porta”. Neste âmbito, alunos dos 5º, 6º e 7º anos, encarnando o papel de sobreviventes, prestaram os seus testemunhos na sala dos professores e nas salas de aula.
Estas atividades tiveram como objetivo não só homenagear as vítimas, como também mostrar que “estamos empenhados em promover a educação sobre este episódio sombrio da História. Evocar o Holocausto é alertar em permanência para perigos diversos, que infelizmente ressurgem na atualidade, como sejam o ódio, a intolerância, a discriminação, a xenofobia e o racismo, contribuindo assim para a sua inequívoca rejeição”. (Ministério dos Negócios Estrangeiros)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015


Programa


Resultados do Concurso Nacional de Leitura

Nos dias 15 e 16 de janeiro, realizou-se a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Participaram 46 alunos do 7º ano, 111 do 8º e 78 alunos do 9º ano.


Foram vencedores: 

7º ano
1º lugar - Guilherme Colim Rebola
2º lugar - Tiago Manuel Ribeiro Pinto
3º lugar - Gonçalo Magalhães

8º ano
1º lugar – Francisco Toldy
2º lugar – Catarina Oliveira
3º lugar – Iara Coutinho

9º ano
1º lugar - Ana Marta Santa Dias
2º lugar - Alberto Miguel Lourenço Feio
3º lugar - Diogo Manuel Padilha Dantas

Parabéns a todos os concorrentes, porque fizeram o teste com muito empenho e entusiasmo!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Estafeta de Contos na nossa biblioteca

A estafeta de contos - Palavras Andarilhas – chegou à nossa Biblioteca, hoje, pelas 11h45, através das contadoras Maria João Pinto e Sara Martins, da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Para as receber, estiveram  os alunos dos 5º3 e 4.
A sessão teve início com uma receção feita por três alunos do 5º2 que leram o poema "Palavras", escrito na aula de Português, a partir da leitura e análise de poemas da obra "O Limpa-palavras", de Álvaro Magalhães.

Posteriormente, as contadoras leram um poema do mesmo livro e deliciaram todos os presentes com a leitura de dois contos de Álvaro Magalhães "O desejo do Lenhador" e "Os três presentes".
Os presentes ficaram encantados com as leituras feitas pelas contadoras, a quem apresentamos o nosso agradecimento. Amanhã, a mala com os livros sairá da nossa biblioteca e, levada pela contadora do nosso agrupamento, a professora Fernanda Freitas, irá deliciar os alunos de Boticas.
Parabéns à Câmara e à Biblioteca Municipal de Beja pela iniciativa!