domingo, 15 de fevereiro de 2015

O nosso afeto pela escritora Luísa Dacosta

Luísa Dacosta esteve na nossa escola em dezembro de 2009 e encantou todos os presentes!

Aqui fica um excerto de um dos seus maravilhosos livros.

"Num cantinho, ao deslado, estava uma estrelinha que se pôs a piscar os olhinhos, num convite mudo, mas insistente. (...) Hoje na Terra estava frio, o ar era como um gume de faca. Que bem me sabe, agora, o calor dos teus ramos, estrelinha! Não há fogo que se lhe compare! (...) "Enganas-te - respondeu a estrela - há uma fogo ainda mais quente... (...) -É o fogo da ternura e da amizade." in A menina coração de pássaro (que poderás requisitar na biblioteca).


Mais uma estrela, no céu, a brilhar. Descanse em paz!


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Alunos com NEE comemoram Dia da Amizade

Os alunos da Educação Especial mostraram o seu afeto pelos professores com mensagens, presentes e abraços de ternura.
Para tal, começaram por decorar a sala dos professores.
Posteriormente, no âmbito do Projeto "Todos Juntos Podemos Ler", disseram o poema "Este é o Poema do Amor", de António Gedeão, em Língua Portuguesa e em Língua Gestual Portuguesa.
Finalmente, distribuíram corações por todos os professores e ofereceram bombons, feitos no Clube de Culinária, aos respetivos diretores de turma.
Foi um momento de muito carinho e de enorme alegria para professores e alunos.

Obrigada, meninos e meninas!

Semana da Internet mais Segura

No âmbito da comemoração da Semana da Internet Segura, todos os alunos do 5º ano, acompanhados pelos respetivos diretores de turma, passaram pela biblioteca, na semana de 9 a 13 de fevereiro, para conversarem sobre os cuidados a ter na utilização da internet.
Na atividade, desenvolvida pela professora de TIC, Isabel Silva, e a professora bibliotecária, os alunos foram esclarecidos sobre as múltiplas potencialidades que a internet e as tecnologias móveis oferecem, bem como sensibilizados para os riscos a que o computador e os utilizadores podem estar sujeitos se houver uma má utilização dessas ferramentas.

 “A Internet mudou, e continuará a mudar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Nunca, como agora, foi tão fácil e rápido trocar informação quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Para acompanhar esta revolução é fundamental, por um lado, ensinar aos utilizadores a forma segura de usufruir das enormes potencialidades da Internet e, por outro lado, sensibilizar para o facto de que uma utilização informada e responsável contribui para elevar a qualidade da Internet onde navegamos”.

Nuno Moreira, coordenador do Centro Internet Segura


Vamos usar a internet, mas com segurança!


domingo, 8 de fevereiro de 2015

Postais ilustrados

Queres surpreender um(a) colega, professor (a) ou funcionário (a)? Envia-lhe um postal ilustrado!
Para isso, segue os seguintes passos:

1- Clica na imagem
2- Lê os poemas que selecionámos
3- Inspira-te
4- Pede o postal na biblioteca ou ao teu/tua diretor (a) de turma
5- Escreve uma mensagem
6- Ilustra o teu postal
7- Entrega-o na biblioteca ou ao diretor(a) de turma e...
8- Na última semana de fevereiro, o teu postal chegará às mãos do destinatário!



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mês dos Afetos - Programa

Janeiro - Mês em Memória da Vítimas do Holocausto

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Repórter da RTP1 na biblioteca da Escola Básica de Lamaçães

Os alunos dos 6º1 e do 6º4 tiveram uma agradável surpresa, na sexta-feira, dia 30 de janeiro, na biblioteca. 
A professora Carla Barbosa, docente da Escola Secundária D. Maria II e a fazer investigação sobre a temática do Holocausto, veio à Escola Básica de Lamaçães conversar com estas duas turmas sobre a referida temática. A acompanhá-la, veio o repórter da RTP David Araújo que, no dia 27 de janeiro, esteve a fazer a cobertura dos 70 anos da libertação de Auschwitz, o campo de concentração nazista onde se estima que cerca de um milhão de judeus morreu. 
David Araújo falou-lhes do que viu e sentiu, nomeadamente do silêncio absoluto que imperou no local quando os sobreviventes do holocausto desfilaram e depositaram flores no chamado "muro da morte", onde os nazistas fuzilaram muitos prisioneiros. O repórter relatou, ainda, as conversas tidas com alguns sobreviventes e lembrou que esta celebração foi muito importante, porque o número de sobreviventes para contar histórias tem vindo a diminuir significativamente, uma vez que quase todos têm idades em torno de 90 anos.
A mensagem fundamental que os dois convidados quiseram deixar foi que é muito importante ouvir as histórias contadas pelos sobreviventes para que nunca sejam esquecidas nem repetidas.
No final, David Araújo ofereceu uma fotografia, tirada no local, a cada aluno.
Agradecemos a presença dos convidados e a excelente oportunidade de "vivermos" mais de perto um momento tão dramático e tão marcante da História.