sexta-feira, 29 de abril de 2022
Oficina de escrita criativa - Poesia
A Ler+ reflito
Em Assembleia de turma, conversou-se sobre a importância desta data.
quinta-feira, 28 de abril de 2022
Comemorações do 25 de Abril
terça-feira, 26 de abril de 2022
Comemorações do 25 de Abril
Os alunos dos 7º e 9º anos fizeram uma apresentação para assinalar a data , que foi partilhada por todos os alunos da escola pelos respetivos diretores de turma.
Ver o vídeo aqui.
sexta-feira, 22 de abril de 2022
Dia Mundial do Livro e das Bibliotecas - Leituras Andantes
Dia Mundial do Livro
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Instituições e participação democrática
A BE apresentou vídeos aos alunos para conheceremos órgãos de soberania e as respetivas funções e sensibilizou-os para o encontro com um autarca.
Com os docente de Cidadania, os alunos prepararam o encontro com o autarca (formulação de questões).
Paralelismo entre o processo eleitoral e a atividade "Miúdos a votos".
Ver a planificação aqui.
segunda-feira, 4 de abril de 2022
Dia Internacional do Livro Infantil - "Fatias de contos"
Para assinalar a data, os alunos do 2º ciclo prepararam a leitura coletiva de um conto de Hans Christian Andersen. Durante o fim de semana, prepararam a leitura expressiva de uma "fatia" do texto. Hoje, leram-na e ficaram a conhecer mais um conto do autor.
Dia Mundial do Livro Infantil – Rotação de Livros/ Leituras
Na continuidade da comemoração do Dia Mundial do Livro Infantil, hoje, dia 4 de abril, as turmas do 2º da Escola Básica nº 2 de Lamaçães, do Agrupamento D. Maria II partilham com as turmas do 2º ano da Escola Básica da Gandra, do Agrupamento de Maximinos autores e leituras.
Pelas 9h 30m recebemos a história do “ Cuquedo” de Clara Cunha e pelas 11h apresentamos “ As Gravatas do Meu Pai” de Pedro Seromenho.Os alunos do 2º AL assumiram as diferentes gravatas do Pedro como suas e falaram aos alunos da Gandra de Sentimentos e emoções associadas à leitura. Da Escola da Gandra aprendemos que o Cuquedo é um medo que pode ser ultrapassado pelo amor.
Esta partilha de livros e autores entre Escolas da Rede Concelhia permite criar momentos diferentes de leitura, inovar processos de aprendizagem, abrir a Escola e ligar comunidades.