terça-feira, 31 de outubro de 2017

Bookmark Exchange Project 2017

Foram muitas as turmas do primeiro, segundo e terceiro ciclos que participaram no Projeto de Troca de Marcadores de Livros em papel e digitais, promovida pela IASL (International Association of School Librarianship), no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Deixamos aqui imagens de alguns dos marcadores enviados e recebidos na troca com escolas de Hong Kong,Lituânia,Eslovénia, Roménia, Portugal e Reino Unido. Este projeto envolve escolas de todo o mundo que fazem marcadores de livros para trocarem entre si. É uma maneira simples e divertida de compartilhar o prazer de ler e dos livros e de fazer novos amigos através das bibliotecas escolares.

Marcadores feitos pelos alunos com NEE e enviados para o Reino Unido:


Marcadores feitos pelos alunos do 5º2, 3 e 4 e enviados para Hong Kong:


Estes foram os marcadores feitos pela turma PIEF para trocar com uma escola da Lituânia.


Marcadores feitos pelas turmas 4 e 5 do 7ºano, enviados para o Reino Unido.

Marcadores feitos pelos alunos da Escola Básica nº2 de Lamaçães e do Bairro Duarte Pacheco enviados para Hong Kong:

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Ligando comunidades e culturas

Nos dias 23 e 27 de outubro, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, subordinado ao tema “Ligando comunidades e culturas”, as equipas das Bibliotecas Escolares e o corpo docente da Escola Básica nº2 de Lamaçães e da Escola Básica de Lamaçães dinamizaram uma atividade que contou com a participação de pais e alunos de diferentes nacionalidades, bem como com os representantes dos encarregados de educação das turmas onde esses alunos estão integrados. Partilharam-se leituras, canções, danças, trajes, curiosidades, depoimentos sobre a cultura, o sistema educativo, a administração territorial, símbolos da identidade, sistema político dos países de origem dos intervenientes. As atividades culminaram com a partilha e degustação de pratos típicos trazidos pelos participantes.

            Foi um excelente de momento de partilha e enriquecimento pessoal.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Semana da Alimentação

Na Semana da Alimentação, todos os professores Titulares de Turma, na EB nº2 de Lamaçães, com os seus alunos, confecionaram um doce típico de Braga, “Os Fidalguinhos”. Enquadrada na confeção do doce, cada turma fez registos contextualizados: os alunos da Pré e do 1º ano ilustraram o processo, os alunos do 2º e 3º ano leram e registaram a receita do doce e os alunos do 3º e 4º ano exploraram as características do texto instrucional. A professora bibliotecária proporcionou aos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade o visionamento de um filme sobre a dieta alimentar mediterrânica e a nova roda dos alimentos. Este filme serviu de base à reflexão sobre os hábitos alimentares saudáveis e a prática desportiva como condições de saúde e bem-estar. Para testar conhecimentos os alunos responderam a um kahoot.



Na EB de Lamaçães realizou-se um trabalho de articulação curricular com os professores de Ciências e de Português.
Depois de terem sido trabalhados os conteúdos programáticos relativos à Alimentação na disciplina de Ciências, os alunos vieram à Biblioteca onde responderam a um questionário (Quizziz) sobre a matéria trabalhada. 
Na disciplina de Português, os alunos aplicaram os conteúdos trabalhados nesta disciplina e produziram slogans de sensibilização para a necessidade de se fazer uma alimentação equilibrada.


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Semana de acolhimento na Biblioteca da EB nº2 de Lamaçães

Como já é tradição, a professora Fátima recebeu todas as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo na biblioteca da escola.



Como produto desta atividade destacamos os trabalhos de escrita e ilustração desenvolvidos nas salas de aula e posteriormente exposto no placard da Biblioteca Escolar.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Conhecer para aprender - formação de utilizadores

Os alunos das turmas do 3º e 4º ano de escolaridade, acompanhados pelos Titulares de Turma, vieram à Biblioteca, durante o mês de outubro, para conhecerem mais pormenorizadamente o espaço e suas funções.A professora bibliotecária explicou-lhes as potencialidades da Biblioteca Escolar, as regras de funcionamento e apresentou as diferentes zonas. 
No final, os alunos mostraram que estiveram atentos, através das respostas a um questionário. 


Também os alunos do 5º ano, acompanhados pelos respetivos Diretores de Turma, vieram à biblioteca, com o mesmo objetivo dos alunos do 1º ciclo. 
No final, os alunos mostraram que estiveram atentos, através das respostas a um questionário elaborado na plataforma Educaplay.

Pesquisar para aprender - Implantação da República



Depois de terem sido sensibilizados, na sala de aula pelo professor de História, os alunos, na biblioteca, leram os ebooks disponibilizados pela equipa da Biblioteca Escolar.


No final, uns responderam a um questionário, utilizando o Quizzizi 


e outros utilizaram o kahoot.

Aprender com a Biblioteca Escolar

Nos dias 4 e 6 de outubro, a professora bibliotecária, em articulação com os docentes titulares de turma do 3º e 4º ano de escolaridade, desenvolveu atividades de leitura e exploração da efeméride histórica, “Implantação da República”.
    Aqui fica o registo da atividade.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Semear leituras...colher leitores!

Conscientes de que a leitura começa nos primeiros anos de escolaridade e que esta competência é essencial para o desenvolvimento intelectual e o caminho mais curto para a aquisição do conhecimento e que só se consegue criar o gosto pelo livro e pela leitura se houver uma prática sistemática de atividades de leitura, a equipa da Biblioteca Escolar organizou, de acordo com as sugestões do PNL e com os níveis de ensino e anos de escolaridade, malas com livros para leitura recreativa e requisição domiciliária. As malas são distribuídas em todas as Escolas e Jardins e rodam duas vezes durante o ano letivo. Permitiremos, assim, que os livros cheguem a mais alunos, conquistando novos leitores!

Cartas ao Presidente da República

Para trabalhar as competências digitais, desenvolveu-se uma atividade de escrita, em articulação com os docentes Titulares de turma, na disciplina de Português.
O professor bibliotecário orientou os alunos na pesquisa sobre os dados biográficos do Presidente da República. Posteriormente, na sala de aula, o professor explorou com os alunos as regras da escrita carta. Na biblioteca, utilizando os tablets, os alunos escreveram as cartas.


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Pesquisar para Aprender - Implantação da República

Clica na imagem e lê o excerto do livro "Portugal em Banda Desenhada" para desenvolveres os teus conhecimentos sobre a Implantação da República.


Clica também nesta imagem e lê a informação para poderes responder a um questionário sobre os conteúdos abordados.