As turmas do 4º AL,4º BL da Escola Básica nº 2 de Lamaçães e a turma do 5º 3 da Escola Básica de Lamaçães estabeleceram contacto com uma Escola Portuguesa de Cabo Verde, na Ilha de Santiago. As turmas do 5.°1 e do 5.°6 estabeleceram ligação com o Colégio Letrinhas, na Ilha do Sal, um colégio com alunos do pré-escolar ao 12º ano. Esta iniciativa, denominada Latitudes da Língua Portuguesa, foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares para aprofundar o intercâmbio entre Escolas de Países de Língua Oficial Portuguesa. Foi um intercâmbio enriquecedor para todos os envolvidos, tendo ficado agendado um novo encontro e troca de correspondência.
Na sala de professores da Escola Básica de Lamaçães, três alunas de diferentes nacionalidades, mas de países de língua oficial portuguesa, leram um poema.
As turmas do 1º AL e do 1ºBL realizaram um intercâmbio com uma jovem portuguesa Edna Fernandes, música da Royal Stockholm Philarmonic Orcchestra, na Suécia. A Edna partilhou a sua experiência, falou da Língua Portuguesa e das saudades que sente do seu país e das suas tradições. Todos tiveram oportunidade para colocar questões e perceber a importância da nossa língua em contexto de trabalho e interação social.
Os alunos partilharam um vídeo, construído por eles, sobre a Língua Portuguesa.
Os alunos da Escola Básica nº2 de lamaçães, para além da participação na iniciativa da RBE Latitudes da Língua Portuguesa, partilharam entre turmas alguns vídeos onde se plasma o "sentir "da Língua Portuguesa.